Então você quer jogar RPG? (Pt 2)
Na primeira parte dei uns conselhos sobre como conseguir um grupo de RPG, algo que se a pessoa tiver um pouco de boa vontade e for atrás, não deve demorar muito a conseguir. Infelizmente, confesso que dificilmente o primeiro grupo que você encontrar será definitivo, há muitas pessoas meio (e eu digo isso com uma grande dose de eufemismo) exageradas e diferentes, então pode acontecer de você simplesmente ter que continuar procurando mesmo tendo encontrado mais de um grupo. Felizmente o hobby tem se tornado cada dia mais aceito e normal, então creio que muito em breve grupos de RPG serão comuns e as pessoas com esse hobby terão vidas sociais plenas e essa será apenas mais uma atividade de sua movimentada agenda, não é mesmo?
Um jeito interessante de se começar no RPG é procurar eventos com aventuras one shot, que nada mais são do que aventuras que duram apenas uma sessão (até podem se estender por uma segunda, mas é basicamente isso). Dessa forma dá pra, inclusive, saber se RPG é para você ou não, afinal de contas nem todo mundo gosta e não tem nada de errado nisso. Na minha cidade, por exemplo, há um encontro bimestral de mesas de diversos sistemas diferentes que oferece oportunidades de se testar difentes jeitos e formas de se jogar RPG.
Depois de você decidir que realmente gosta e quer se aventurar pelo universo das campanhas, que são jogos duradouros e recorrentes que ocorrem em intervalos periódicos (uma vez por semana, uma vez por mês, bisemanal, uma vez a cada duas semanas, etc.), então há mais umas dicas valiosas.
4) RPG não é um jogo individual, mas de grupo
Algo que eu vejo e é muito comum são jogadores que acreditam serem os protagonistas do jogo e isso é péssimo. RPG é um jogo de grupo, se fosse um livro, seria como Senhor dos Anéis, um dos personagens é o Frodo, outro é o Sam, um terceiro é Gandalf e há ainda Aragorn, Legolas e Gimli. A verdade é que o jogo não é de um protagonista só, e acaba não sendo um livro escrito em primeira pessoa do singular, mas sim na primeira pessoa do plural e por diversas mãos. Então lembre-se disso na hora de começar a jogar e entrar em uma campanha.
5) Por ser um jogo de grupo, os personagens se somam e por causa disso é bom lembrar dessa informação na hora de construir o seu
Beleza, você leu as regras, sabe como o jogo funciona, tem uma boa noção de como as regras se desenrolam e já tem seu personagem em mente. Então trate de esquecer essa última parte e converse com o grupo. Se o seu mestre não faz uma sessão 0 (e isso será tema de um artigo posterior), tente você organizar com os demais jogadores para ver o que cada um pensa e deseja. As vezes todo mundo quer fazer a mesma coisa e um grupo só com magos não irá funcionar (a não ser que seja essa a proposta do jogo). Geralmente um grupo onde as forças se complementam tem mais chances de diversão de todos.
Uma vez um jogador chegou para mim e disse que gostaria de fazer uma Tabaxi Monge sem sequer saber o tema que jogaríamos. Eu pedi a ele que pensasse melhor pois ainda sentaríamos todos para discutir a campanha e que, talvez, o personagem dele não fosse uma boa ideia para a ideia que eu tinha para o jogo. No fim das contas, talvez eu estivesse errado e mudasse completamente a ambientação pois o resto do grupo poderia querer ir por uma direção diferente da proposta por mim. A verdade é que todos precisam estar em sintonia ao se construir uma campanha, os personagens devem ser escolhidos em grupo e o mestre escolher a ambientação que todos desejem.
Para mim essa é a segunda dica mais importante e que eu raramente vi grupos levarem ela a sério. Vários TPKs (Total Party Kill - morte de todo o grupo em um único momento) ocorreram exatamente devido ao fato de cada jogador ter pensado somente em si mesmo na hora de criar seu personagem.
6) Seja respeitoso e responsável
Tá certo que isso é um hobby, porém isso não significa que é bagunçado. Quando você vai ao teatro, chega no horário senão perde a peça. Se você marca um jogo de futebol e não chega na hora, provavelmente vai ficar de fora, então por que quando a pessoa marca de jogar RPG ela simplesmente chega super atrasada ou sequer vai e não dá a menor satisfação?
É impressionante o número de pessoas que falam que gostam porém são incapazes de realizar um simples compromisso de ter um dia livre no mês e chegar na hora!
E nem vou falar sobre pessoas que monopolizam o jogo e acham que tudo gira ao seu redor. Lembre-se, é um jogo de grupo, todos merecem seu lugar ao sol e todos terão seu momento de brilhar, se perceber que é o seu, vai fundo, porém se perceber que é o de outra pessoa, incentive-a e deixe-a brilhar. São assim que laços são construídos e memórias divertidíssimas de jogo são criadas.
Enfim, essas dicas não são exaustivas, mas sim um guia de como ser feliz jogando RPG, dependendo do contexto uma, algumas ou todas elas podem ser ignoradas, não são regras escritas na pedra.
Se tiver alguma dica que queira ver aqui, não hesite em entrar em contato, bem como se tiver algum tema que gostaria de saber mais é só mandar um e-mail.
Desejo a todos excelentes jogos!