Bernard Cornwell, o profícuo contador de histórias
Bernard Cornwell, nascido em 23 de fevereiro de 1944, atualmente com 80 anos de idade, é um escritor britânico famoso por escrever livros de ficção-histórica, onde mistura elementos conhecidos da história, principalmente inglesa, com ficção. Suas obras mais famosas são a série de 21 livros sobre as guerras napoleônicas, originalmente chamada no Brasil de "As Aventuras de Sharpe" e posteriormente de "As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas" (Sharpe Books - em inglês), dos quais apenas 15 foram lançados em língua portuguesa pela Editora Record (Grupo Editoral Record - Bernard Cornwell) que optou por lançá-los em ordem cronológica de acontecimentos ao invés da ordem de lançamento (cabe ressaltar que todos os livros devem estar disponíveis na língua portuguesa em algum momento no futuro), e "As Crônicas Saxônicas" (The Last Kingdom series - em inglês), que possui todos os 13 livros lançados em língua portuguesa também pela Editora Record (Grupo Editoral Record - Bernard Cornwell).
Diferentemente de seus antecessores famosos como J.R.R Tolkien e C.S. Lewis, e do contemporâneo George R. R. Martin, não há elementos fantásticos e fantasiosos nas obras de Cornwell, ele usa sua experiência como historiador como elemento fundamental em seus contos modernos reinterpretando desde a Idade Média até o início da Idade Contemporânea, com o advento da Revolução Francesa e as consequentes Guerras Napoleônicas. Portanto, apesar de possuírem personagens fictícios e históricos imaginados nas versões do autor, não há nada de espetacular e sobrenatural nas obras de Cornwell, ainda assim são altamente empolgantes, entusiasmantes e imersivas.
Infelizmente adaptações para as telas não tiveram muito sucesso, a série Sharpe com Sean Bean (o Boromir da trilogia de Peter Jackson de Senhor dos Anéis e Eddard Stark da série de sucesso da HBO Game of Thrones) como o protagonista Richard Sharpe (que por incrível que pareça, não morre na primeira temporada!!) não chegou a ser exibida no Brasil. A série teve 14 episódios de 100 minutos cada sendo exibida na Inglaterra entre os anos de 1993 a 1997. Em 2006 uma minissérie de duas partes retratando o tempo do protagonista na Índia foi lançada e em 2008 outra, com cada minissérie tendo 140 minutos de duração. Até hoje, Cornwell afirma que quando escreve um novo volume da série, é a voz de Bean que vem a sua mente nas falas de Richard Sharpe.
As Crônicas Saxônicas também foram lançadas em formato de série e tiveram 5 temporadas de 2018 a 2022, sendo finalizadas com um filme. Seu nome era "O Último Reino" (nome do primeiro livro da saga) e originalmente foram lançadas pela BBC Two depois tendo os direitos comprados pela Netflix onde se encontra disponível em território brasileiro (The Last Kingdom - Netflix). A série não foi um sucesso e teve muitas modificações em relação aos livros, e como cada temporada cobria o conteúdo de dois livros inteiros era de se esperar que muitas coisas ficassem de fora, sendo uma enorme decepção para os fãs da obra literária. Entretanto recebeu críticas positivas de críticos conseguindo finalizar toda a saga apresentada nos livros. Foram um total de 46 episódios com cada um tendo aproximadamente 55 minutos de duração, com o filme tendo 111 minutos e sendo lançado em 2023 sob o título de Seven Kings Must Die (Sete Reis Devem Morrer em tradução livre) (Seven Kings Must Die - Netflix).
Para todos os fãs de RPG eu recomendo a leitura de Bernard Cornwell, principalmente as Crônicas Arturianas e A Busca do Graal, ele apresenta personagens interessantes para todo aficionado em criar heróis com características profundas e personalidades marcantes.